COMO CONSERVAR SUAS BOLSAS
Após alguns meses de uso, todo produto de couro precisa de uma "maquiagem" para conservar seu aspecto original. Mas com cuidados apropriados é possível manter as aparências.


Bolsas de couro

Empoeiradas: limpar com pano ou escovar levemente.
Sujas ou embarradas: remover a sujeira com faca cega.
Limpar o restante com uma esponja pouco úmida e em seguida com pano seco, sem esfregar, pois as partículas de terra poderão danificar a superfície do couro. 
Em ambos os casos, aplicar uma pomada (graxa de sapato), dando polimento com movimentos rápidos com pano ou escova macia.


Bolsas de verniz ou sintético

Remover as manchas com pano úmido.
Para dar maior brilho, aplicar ocasionalmente pomada para calçados.


Bolsas em camurça ou nobuck

Pouco sujas ou com leves manchas de barro: remover com escovas especiais de cerdas duras. Muito sujas: neste caso é difícil restaurar a aparência original. O melhor é raspar levemente com uma faca cega e após limpar com um pano umedecido. Deixar secar naturalmente.
Manchadas de óleo e graxa: usar produto de limpeza à base de solventes, com moderação.
Para outras manchas o uso de lixas, borracha crepe ou pedras-pomes pode ser eficaz. Este processo funciona pela remoção de fibras do couro, por isso é preciso cuidar para não criar espaços sem felpas e escavados.
Para uniformizar a cor, já existem produtos líquidos no mercado para este fim. 


Secagem de bolsas úmidas

Deve ser feita naturalmente na sombra e em ambiente arejado.
Para ajudar na retirada do excesso de água, pode-se estofar as bolsas com papel jornal ou papel absorvente.
Nunca colocar a bolsa em estufa, no sol, perto do fogo ou atrás da geladeira para acelerar o processo, pois uma secagem violenta pode provocar o endurecimento do couro; quebrar com a flexão ou distorcer o formato. Além disso, os detalhes podem descolar, fundir, amolecer, encolher ou se deformar.


Efeitos do suor

O suor provoca o endurecimento do couro, tornando-o quebradiço e encurtando sua vida útil, podendo provocar ainda odores desagradáveis e favorecer o desenvolvimento de fungos.
Os efeitos do suor e da umidade podem ser minimizados através:
Da colocação da bolsa que não está em uso em local de boa ventilação;


OBS:

Cuidados especiais devem ser tomados tanto no uso como no descanso de bolsas de verniz e sintéticos, pois seus acabamentos são impermeáveis. Além disso, suas superfícies lisas não devem ficar encostadas a nada sob o risco de colar ou manchar.

Fonte: Centro Tecnológico do Couro, Calçados e Afins - CTCCA (Novo Hamburgo/RS) e Satra (Shoe Care)